top of page

Les DésSaxés celebram o espírito livre de ser, estar e criar

  • Foto do escritor: Admin
    Admin
  • há 13 minutos
  • 3 min de leitura

Diretamente de França para Santa Comba Dão, Les DesSaxés incendiaram a Casa da Cultura com criatividade, num momento memorável desta 17ª edição do Festival de Música e Artes do Dão!  O virtuoso quarteto de saxofonistas franceses propiciou uma jornada pela liberdade de criar e brincar com a música, misturando quadros cómicos com geniais interpretações de jazz, música erudita e rock, não esquecendo as referências balcânicas e muito, muito mais. Em plena noite do 25 de Abril, Les DÉsSaxés surgiram como um símbolo marcante do espírito livre de ser, de estar e de criar!


Um espírito que foi revelado logo nos primeiros minutos! Quando estes quatro mestres do saxofone – tão extravagantes quanto virtuosos - são reprovados, de forma duvidosa, num concurso de talentos, unem forças apesar das muitas diferenças. Formam então um quarteto improvável que revela um clássico tenor com uma pose falsamente séria, um volúvel saxofonista alto com experiência de estúdio, um jazzman barítono com uma atitude cool e um saxofonista soprano, com espírito de palhaço e traquejo de rua.

Contra todas as probabilidades, uma ligação especial nasce entre os quatro artistas, impulsionando uma aventura musical em que as peculiaridades, os desejos e as ilusões de cada um vêm à tona.


E a partir daí…  a loucura criativa instala-se! Logo nos primeiros segundos, o público rende-se a este grupo que, em palco, brinca com as mais diversas situações. Os saxofones tornam-se a voz dos sentimentos e estados de espírito dos protagonistas – do amor à tristeza, da irritação à amargura, e por vezes até à volúpia.


Ao ritmo do saxofone, o espetáculo percorre os diferentes registos destes quatro virtuosos. Em pano de fundo, as sonoridades ambiente são reproduzidas uma a uma, ancorando a experiência de cada espetador. No auditório clássico, o regime militar contrasta com a leveza e a harmonia das notas. Já na rua, a natureza, por vezes, atinge-nos em cheio. A gravação em estúdio, mais descontraída, é interrompida por idas constantes à casa de banho e toques irritantes de telemóvel. E o jazz transporta-nos para um ambiente misto de bar cool e discoteca ao vivo, num abrir e fechar de portas a sentimentos reais, que ficam lá fora.


Pelo meio, a digressão leva Les DésSaxés até à beira mar, com gaivotas atrevidas em voos rasantes, a quintas perdidas com galinhas, vacas e burros que ganham voz nos saxofones – o clássico, o alto, o barítono e o soprano – e à cidade, com o barulho dos carros, das motas e do clássico burburinho das metrópoles.


Como num filme de múltiplos géneros, estes saltimbancos musicais transportam o público do riso ao espanto, numa viagem sonora onde o funk namora a música clássica, as melodias ciganas dos balcãs confrontam a bossa nova brasileira, o canto africano desafia o duduk arménio, enquanto Bruno Mars rivaliza com a grandeza de Charlie Mingus.


Com toda o vigor e unidade de um haka neozelandês, este quarteto improvável – com um humor tresloucado e uma técnica impecável - mostra-nos que a  união é a sua força motriz!


Les DéSAXéS são prova viva de como um estilo mais rigoroso e clássico se pode fundir com a liberdade criativa, a um humor sem fronteiras e a toda a graça de um espetáculo de music-hall.  Numa encenação inventiva, atípica e extremamente divertida, o quarteto levou às lagrimas o público que encheu o Grande Auditório neste 25 de abril de 2025.


Uma festa da Liberdade, em que a arte brilhou, num verdadeiro hino à expressão livre!


Organizado pela Associação de Música e Artes do Dão, a 17ª edição do Festival de Música e Artes do Dão tem o apoio da Direção-Geral das Artes.



 
 
 

Comments


Tags
Relacionado
República Portuguesa
CMAD - Conservatório de Música e Artes do Dão 
Escola de Ensino Artístico Especializado da Música com financiamento do Ministério da Educação para leccionar Cursos Oficiais de Música (Iniciação, Básico e Secundário através de Contrato Patrocínio)    ||   Autorização de Funcionamento Nº 72/ DREC de 2012.
Casa da Cultura - Av. General Humberto Delgado N.º 5-A  . 3440-325 Santa Comba Dão - Portugal  ||  geral@cmadd.com 
.  
Tel: 232 882 187 «Chamada para a rede fixa nacional»  ||  Telm: 910 311 462 «Chamada para a rede móvel nacional»  .
HORÁRIO:   .  Segunda | Terça | Quarta| Quinta: 09:00 - 20:30  : | Sexta: 12:30 - 20:30 | Sábado: 9:00 - 14:30

© 2024 Conservatório de Música e Artes do Dão

bottom of page