Baloiçar de lua em lua: arte, música e movimento para a primeira infância
- Admin
- há 5 dias
- 1 min de leitura
Um “Baloiçar" de gestos e sons tomou conta da Casa da Cultura no dia 11 de outubro, envolvendo bebés, crianças e famílias num mundo de descoberta e ternura. O amor como motor da vida foi tema central desta experiência diferenciada do 17.º Festival de Música e Artes do Dão, promovido pela Associação de Música e Artes do Dão e pelo Conservatório de Música e Artes do Dão, com financiamento da Direção-Geral das Artes e apoio do Município de Santa Comba Dão.
A narrativa explorou a maternidade, o crescimento e a liberdade da infância, através de uma narrativa sensorial, poética e simbólica. Envolta pelo brilho da lua - numa evocação de fertilidade, gestação e abraço - a mãe descobre outro coração dentro de si... O movimento e os sons vão acompanhando a aventura desta nova vida que desperta, num baloiço de lua em lua. Num ambiente acolhedor e próximo, gestos, sons e movimentos entrelaçam-se, despertam emoções e convidam à participação.
O espetáculo foi apresentado em duas sessões, uma para bebés até aos três anos e outra para crianças até aos seis, com o ritmo e a linguagem a serem ajustados a cada faixa etária. A cenografia interativa convidou o público a explorar e criou momentos de partilha, atenção e afeto, que aproximaram e envolveram artistas e famílias.
Baloiçar é uma criação da Quinto Palco, Associação Cultural e do Projeto 23 Milhas, que trouxe - uma vez mais - ao centro do Festival de Música e Artes do Dão, a arte para a primeira infância e o encontro entre gerações através da música, do movimento e dos afetos.
Comentários