Lisbon Underground Music Ensemble explora novas sonoridades no Festival de Música e Artes do Dão
- Admin
- 30 de set.
- 2 min de leitura
Na noite de sábado, 27 de setembro, o Auditório Prof. Fernando Paulo Gomes, na Casa da Cultura de Santa Comba Dão, foi palco de uma experiência sonora intensa e inquieta. Conduzido pelo compositor e pianista Marco Barroso, o Lisbon Underground Music Ensemble (L.U.M.E) estreou-se, no concelho no âmbito do 17.º Festival de Música e Artes do Dão (FMAD), deixando em evidência porque é considerado um dos projetos mais singulares e desafiantes da cena musical contemporânea em Portugal.
Esta big band que rompe convenções é composta por 15 músicos de excelência, vindos de territórios que cruzam o jazz, a música erudita e o experimentalismo. E como se de um laboratório musical se tratasse, foram eles que transportaram o público por um repertório que rompe com estereótipos: ora imerso em densas massas sonoras, ora surpreendido por rasgos de humor, ironia e energia quase coreográfica.
Composto por peças de diferentes álbuns do grupo, o alinhamento conduziu o público por sonoridades que sacodem, confrontam e questionam, tão insubmissas quanto arrebatadoras: Las Californias, I Am Fantasies 3, Astromassa, Dr. Tulp, Lux, Freestyle Boogie e um excerto de Bugalu.
Em cada execução sentiu-se uma pulsação própria, um equilíbrio (por vezes difícil) entre disciplina e improviso, rigor e caos criativo. Ao explorarem padrões estéticos inesperados, os músicos criaram momentos em que a qualidade sonora andou de mãos dadas com a inovação e a fuga deliberada- e muitas vezes divertida - a padrões convencionais.
Esta arte feita de ousadia e a energia reflete também o próprio espírito do FMAD: um festival que promove encontros entre públicos e linguagens artísticas desafiantes, onde a inovação, a criatividade e a exploração sonora se entrelaçam.
O 17.º FMAD - enquanto plataforma de descoberta e diálogo cultural - é promovido pela Associação e pelo Conservatório de Música e Artes do Dão, com financiamento da Direção-Geral das Artes e apoio do Município de Santa Comba Dão.

































Comentários