O Homem dos Sapatos Dourados

O Homem dos Sapatos Dourados: o caçador de talentos


Esteve em cena no auditório da Casa da Cultura de Santa Comba Dão entre os dias 22 e 25 de julho passados o musical O Homem dos Sapatos Dourados, uma produção da AMAD – Associação de Música e Artes do Dão em parceria com o Conservatório de Música e Artes do Dão – CMAD.

Este espetáculo, que marcou pela diferença e ao qual o publico não ficou indiferente, é o resultado do trabalho realizado pela classe de Teatro Musical em mais num ano letivo atípico, com períodos de trabalho à distância, e com mais distanciamentos, que resultaram na divisão da turma de cerca de 56 atores e músicos entre os 10 e os 18 anos em dois elencos com personalidade distinta, o que resultou na duplicação da magia em palco. A evolução artística e o crescimento humano de todos os alunos ficaram bem pautados em todas as suas intervenções e na forma acertada e cuidada como partilharam os talentos visíveis, os invisíveis e todas as emoções do texto.

O Homem dos Sapatos Dourados é um texto original da jovem e premiada escritora Ana Lázaro, tendo ficado a criação e direção musical sob a alçada do virtuoso Artur Guimarães, a coreografia entregue à talentosa Catarina Alves e a encenação ficou a cargo do desafiante Rafael Barreto. Este ano letivo, integraram ainda a equipa Tom Neiva na direção da orquestra e João A. Guimarães na direção vocal. Este espetáculo evidenciou-se ainda pela introdução de videomapping nos cenários, resultado do trabalho de David Duarte e Ricardo Silva. Destacou-se ainda o trabalho excelente de luz e som desenvolvidos por Marco Bento e Luís Matos, respetivamente. A cenografia foi desenvolvida por Pedro Silva e o design de figurinos por Cláudia Ribeiro. Todo este trabalho não seria possível sem a colaboração inesgotável de toda a equipa do CMAD: Augusta Gama, Carla Correia, Cláudia Matos, Elisabete Chaves, Filipe Santos, Mário Cruz, Nuno Carvalho, Pedro Carvalho e Sílvio Simões.

O projeto do Teatro Musical levado a cabo pela AMAD e pelo CMAD tem o apoio imprescindível do Município de Santa Comba Dão e de todas as famílias que escolheram este projeto para enriquecer o percurso formativo dos seus jovens artistas. Apenas com o apoio, a todos os níveis, das famílias é possível potenciar o talento dos participantes.

O Homem dos Sapatos Dourados foi um desafio, baseado no conceito da obra The Music Man de Meredith Wilson, lançado pelo eterno apaixonado (caçador de talentos) e mentor do projeto do CMAD – Fernando Paulo Gomes que, se não fosse a pandemia, já teria sido levado a palco em 2020. Este eterno apaixonado, com a sua paixão, deixou no CMAD o desejo de ver mais e melhor, de ver para além daquilo que os olhos são capazes de ver.

Reza a história que o Homem dos Sapatos Dourados percorre o planeta em busca de um talento merecedor da última vaga da sua Grande Coleção - " maior e mais extraordinária Coleção do mundo". Até que a busca por uma peça que faça brilhar o seu coração desfeito pela partida da amada, o leva à vila de Blue e dos seus amigos..