top of page

Somos todos Homens de La Mancha


"SOMOS TODOS HOMEMS DE LA MANCHA"

Foi com esta frase que terminaram os 5 espetáculos programados para os dias 6, 7 e 8 de Julho e que esgotaram o auditório da Casa da Cultura de Santa Comba Dão 15 dias antes da sua estreia.

A Direção do CMAD agradece deste modo, a todos aqueles que de alguma forma contribuíram mais uma vez para o sucesso deste projeto.

Bem hajam!

Quando for grande quero ser Don Quixote

A AMAD prossegue o seu projeto de criação de um MUSICAL que, desde 2009, atingiu uma notoriedade assinalável na afirmação da identidade de um território no panorama da formação e criação artística nacional. Este facto levou a que o Trigo Limpo teatro ACERT abrace, uma vez mais, o convite que honrosamente lhe foi feito.

A criação teatro-musical do ano passado “Da Pedra lascada à Broadway” foi um processo encantador, não só por se ter tratado de um original criado por uma equipa coordenadora e de intérpretes de eleição ou ter obtido o Prémio Anim’Arte de “Melhor Produção Artística 2017”, mas fundamentalmente por ter sido obra de um punhado de sonhadores para quem a vida é a busca generosa pelos lugares onde desejamos chegar.

Este ano, “O Homem de La Mancha”, constitui mais um audacioso desafio que consistirá na adaptação e inovação de um musical que, em 1965, obteve premiações e êxito admiráveis na Broadway. Um espetáculo que não se atém à repetição de outras versões; cede ao facilitismo que, muitas vezes, é manifestado em expressões paternalistas do tipo “são amadores e muito jovens e já parecem profissionais”. A verdade é que o rigor artístico não está compartimentado em hierarquias do tipo “jovem/adulto/amador/profissional”, antes obrigando à adaptação metodológica dos sujeitos fabricantes do propósito criativo”. Rigor, coerência e exigência são valores com que cada cidadão (não somente os artistas) desempenha o seu ofício. Como a interpretação é um processo assente nas emoções, memórias, vivências, experimentação das possibilidades e aprendizagem articulada, este espetáculo reflete um investimento coletivo onde a interajuda, a partilha de saberes e a humildade afirmativa são matrizes de trabalho de cada pessoa envolvida na criação, uma viagem emocionante de integração que não se revê no vedetismo serôdio ou num gratuito “casting para iluminados” .

Resta-me expressar, sem pieguices, que sou um pinga-amor assumido por este libreto que gostaria de ter interpretado como ator – sim, porque sou feito de Quixotes; porque presto tributo a uma direção da AMAD/CMAD idealista e empenhada; porque trabalho com uma equipa de coordenação artística que parece fazer parte de mim há séculos; por me apaixonar trabalhar com um grupo de artistas que, sendo jovens, têm capacidades desmedidas de sonhar e entregar-se ao que amam; por reconhecer a importância inaudita que os pais de fazer seus filhos cultos e felizes; por pertencer a uma numerosa equipa que só a ficha técnica pode enumerar e, desculpem-me a personalização, a uma ACERT, a cuja equipa tenho unido meu coração. Angustia-me o corte de apoio sofrido pela ACERT, mas sinto-me parcialmente compensado por o CMAD ter permitido viver esta aventura com a paixão que credencia a resistência continuada de lutar pelos valores que se defendem.

Despeço-me com a letra da canção cantada por Quixote:

Ouçam bem

a aventura que vos vou contar

Deste mundo tão injusto e cruel

Um cavaleiro andante de triste figura

Levantando sua espada no ar!

Eu sou eu, Don Quixote

O Senhor de La Mancha

O meu destino é sonhar

E os ventos me impelem

Com sua bravura

Aos lugares onde devo chegar.

Onde a vida me queira levar

Só há glória se se conquistar!

José Rui Martins

Estreia absoluta em Portugal de um musical que prossegue uma aventura artística com identidade no universo do ensino artístico nacional.

A AMAD – Associação de Música e Artes do Dão em parceria com o Conservatório de Música e Artes do Dão – CMAD lançou no ano de 2009 um projeto comprovadamente inovador para o território: a criação de uma classe de teatro musical que, para além de permitir formar os seus jovens, criou produções artísticas relevantes que fidelizou e conquistou, ano a ano, públicos.

Trabalhando anualmente com mais de 70 crianças e jovens com idades entre os 10 e os 17 anos, esta classe apresentou já sete criações com uma dimensão de produção inovadora.

É no alto valor pedagógico com conteúdos programáticos ajustados e exigentes e, principalmente, com paixão que os nossos jovens demonstram ter pela artes performativas que o Curso de Teatro Musical tem tido as estapas evolutivas consonantes aos desafios artísticos que se colocam. É assim que o trabalho desenvolvido ao longo do ano culmina com a montagem de uma grande produção de um musical.

Na edição de 2018, a AMAD assume mais um enorme repto: a montagem de “O Homem de La Mancha” — um musical da Broadway estreado em 1965 que atingiu grande notoriedade: 2.329 apresentações e versões em mais 20 países, para além do filme que contou com Sofhia Loren e Peter O’Toole como protagonistas.

A AMAD convidou para a encenação e direção artística - pelo segundo ano consecutivo e depois do grande êxito de 2017, “Da Pedra Lascada à Broadway” - José Rui Martins, do Trigo Limpo Teatro ACERT, grupo de grande projeção no panorama teatral português com quem vimos estabelecendo regionalmente uma parceria artística encantadora.

Este musical, também ele estreia absoluta em Portugal, reúne uma vez mais artistas em palco oriundos dos concelhos de Santa Comba Dão, Tábua, Carregal do Sal, Tondela, Viseu e Mortágua. Alunos do CMAD, do Curso Profissional de Música do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão, do Curso Profissional de Teatro da EPTOLIVA (Escola Profissional de Oliveira do Hospital e Tábua).

Conta também com uma orquestra ao vivo com mais de 30 jovens talentosos músicos provenientes da formação do CMAD e do Curso Profissional de Música do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão.

Refere-se ainda, como importante, que este projeto tem revelado artistas excecionais que prosseguem as suas carreiras no ensino superior e em formações teatrais/ musicais de reconhecido prestígio nacional e internacional.

Tags
Relacionado
bottom of page