Noite de Convergência Artística com o Futuro no Horizonte
- Admin
- 12 de jun.
- 3 min de leitura
Atualizado: 17 de jun.

A 7 de junho, a Casa da Cultura de Santa Comba Dão transformou-se num palco de convergência artística. A Orquestra Filarmonia das Beiras, os Coros do Conservatório de Música e Artes do Dão (CMAD), o Coro Magnus D’Om da Filarmónica de Santa Comba Dão e os Jovens Solistas da Fundação Lapa do Lobo uniram-se para uma noite que ressoou o futuro da música.
O Auditório Prof. Paulo Gomes acolheu o imenso taleto reunido neste evento – testemunho da dedicação e capacidade de superação artística de um notável conjunto de jovens músicos selecionados no âmbito do Concurso da Fundação Lapa do lobo para “Estágio Orquestral” e “Solista”. Uma experiência formativa imersiva que culminou nesta união – tão singular quanto orgânica - apresentada em concerto, em Santa Comba Dão.
Sob a direção do maestro Luís Carvalho, a Orquestra Filarmonia das Beiras iniciou o espetáculo com a Abertura da ópera “Tannhäuser" de Richard Wagner. A peça evoca uma lenda medieval de um cantor e cavaleiro dividido entre mundos de prazer e um amor mais puro. Esta atmosfera de envolvimento foi aprofundada pelo "Concerto para Saxofone Alto, Op. 109" de Alexander Glazunov, com a interpretação de Lara Ferraz Cardoso. Vencedora do 1.º Prémio do Concurso Jovens Solistas Fundação Lapa do Lobo, Lara deu voz à obra que Glazunov compôs em 1934, no exílio em Paris, combinando passagens rápidas e momentos de grande expressividade, nas quais o saxofone se expressa de forma singular.
A distinção do 2.º prémio deste prestigiado concurso coube a Diana Amaral Marques Alves, que cativou a plateia com a sua interpretação ao piano do "Warsaw Concerto" de Richard Addinsell. Escrita em 1941 para o filme Dangerous Moonlight, esta obra revela uma intensidade que combina paixão, melancolia e heroísmo.
A preceder a entrada dos coros, houve lugar ao reconhecimento formal com a entrega de diplomas aos jovens laureados do Concurso da Fundação Lapa do Lobo para Solista e Estágio Orquestral. O momento de partilha contou com a presença de Rui Fonte, presidente da Fundação Lapa do Lobo; Leonel Gouveia, presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão; Isabel Azevedo, vice-presidente da Câmara Municipal de Carregal do Sal; Madalena Dinis, diretora do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão; e o diretor pedagógico do CMAD, Mário Cruz.
Findo este momento mais protocolar, o palco deu lugar à união das vozes dos coros e da orquestra. O Coro CMAD e o Coro Magnus D'Om uniram-se à Filarmonia das Beiras para dar vida à profunda e contemplativa obra "Schicksalslied, Op. 54" de Johannes Brahms. Uma peça baseada no poema de Friedrich Hölderlin, que explora os contrastes entre o mundo divino e a condição humana.
Para finalizar a noite, a audiência foi surpreendida com um encore: um excerto da "Star Wars – The Phantom Menace Suite" de John Williams. A combinação da força orquestral com as vozes criou um momento de grandiosidade, levando o público a uma galáxia distante e deixando no ar a frase icónica: "Que a Força esteja convosco!".
Integrado no Festival de Música e Artes do Dão – que, nesta 17.ª edição e pela segunda vez, conta com o apoio da Direção-Geral das Artes – este evento resulta, de acordo com Mário Cruz, da parceria estratégica com a Fundação Lapa do Lobo e a Orquestra Filarmonia das Beiras, que lançaram as bases e estruturaram este projeto de educação artística.
O diretor pedagógico do CMAD, Mário Cruz, lembrou, em contexto de partilha, que “é precisa uma aldeia para criar uma criança”, sublinhando como fundamental o envolvimento e apoio de toda uma comunidade para levar a bom porto este projeto do CMAD. Agradeceu a alunos, pais, famílias, funcionários não docentes e professores, às Câmaras Municipais e aos Agrupamentos de Escolas do território CMAD.
Só com todo este envolvimento, apoio e partilha foi possível alcançar, em finais de maio, um marco histórico: 20 mil pessoas envolvidas este ano letivo em atividades e projetos do Conservatório.
CONCURSO DA FUNDAÇÃO LAPA DO LOBO
Solistas
1.º PrémioLara Ferraz Cardoso (saxofone)
2.º PrémioDiana Amaral Marques Alves (piano)
3.º PrémioFrancisco Santos Abreu (canto)
Estágio Orquestral:
Clarinete
● Eva Borges Lopes
● Ivana Tavares Simões
● João Emanuel Santos Dias
Flauta Transversal
● Maria Matos Santos
● Matilde João Pereira da Silva
● Matilde Ribeiro
Percussão
● Afonso Santos
● Duarte dos Santos Morais
● Martim Francisco Esteves Pereira
Trombone
● Cláudio Cruz Pereira
● Hugo Correia Pinto
● Salvador Henriques Pacheco
● Tomás Lobo Escaroupa de Oliveira
Trompa
● David Rodrigues Ribeiro
● Henrique Tomás Marques Borges
Trompete
● Marco António Mendes Gomes
● Maria Santos Silva
● Tomás Santos Dinis
Tuba
● Tomás Campos Neves
Violino
● Miguel Carreira da Fonseca
Commentaires