Salvador Sobral apresenta Timbre
- Admin
- 1 de abr.
- 2 min de leitura
Salvador Sobral esteve em Santa Comba Dão para uma experiência que orbitou a transcendentalidade. Num registo orgânico e fluido, o cantor e a banda - constituída por exímios músicos de diversas nacionalidades - "dispararam claridade" entre diferentes paletas e camadas musicais.
Deixaram-nos um legado feito de proximidade e de momentos bonitos e significativos, como aquele em que o cantor surpreendeu a música do concelho, Maria Inês Gouveia - que já o havia acompanhado em digressão - com um convite para partilhar, novamente, o palco na interpretação do tema 'Só um beijo".
Como uma leveza natural, Salvador Sobral gingou entre estilos e referências, rodeou-se de amigos e convidou o público para a conversa, levando a música aos corredores numa proximidade íntima e de comunhão, que fez da noite de 22 de março, na Casa da Cultura, uma experiência inigualável. O público ficou cativo da generosidade do artista, que desembrulhou oferendas de luz, como 'Pedra quente' e 'Porque canto', entre outros temas construídos para duas vozes como 'Al llegar' (cantado com Jorge Drexler), 'A distância não é lugar' (com a irmã Luísa Sobral) e 'De la mano de tu voz' (com Silvana Estrada).
Às músicas de Timbre - quarto álbum do autor - juntaram-se outras, como a icónica 'Amar pelos Dois', que fez história na Eurovisão, e o fado 'Saudades de Coimbra' tocado ao piano, num momento tão inusitado como belo. Salvador emprestou, ainda, o timbre a outros autores de referência e deu-nos a beber o sumo da vida no 'Último gomo da tangerina' (original de Sérgio Godinho), antes de nos conduzir às profundezas do amor com uma interpretação intimista de 'A case of you' da canadiana Joni Mitchel.
Ao longo de praticamente duas horas de espetáculo, Salvador Sobral e banda mostraram-nos de que matéria é feita a empatia e a generosidade. E se das canções já lhe conhecíamos o timbre, pouco sabíamos do um sentido de humor apurado, tão natural quanto inteligente, num registo em que não faltaram referências locais e internacionais, e que incluiu uma incursão às profundezas da mente em jeito de meditação transcendental.
Timbre com Salvador Sobral integrou a agenda da Casa da Cultura 2024 - 2027 | Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses, promovida pelo Município de Santa Comba Dão em parceria com o Conservatório de Música e Artes do Dão
Notícia - Casa da Cultura do Dão
Comments