top of page

Conservatório de Música e Artes do Dão comemorou 10 anos de musicais com “Paixão”


:: Conservatório de Música e Artes do Dão comemorou 10 anos de musicais com “Paixão” ::

“Paixão” é o nome do musical produzido pelo Conservatório de Música e Artes do Dão (CMAD), em parceria com a Associação de Música e Artes do Dão (AMAD), com o qual se comemoraram 10 anos de um projeto educativo pioneiro. O espetáculo levado a cena no passado fim de semana contou com cinco sessões esgotadas na Casa da Cultura de Santa Comba Dão, assinalando-se, no dia 5 de julho, a sua estreia.

Na edição de 2019, o CMAD reuniu uma equipa com vasta experiência e reputação na área do Teatro Musical, destacando-se Rafael Barreto na Encenação, Artur Guimarães na Composição e Direção Musical e Catarina Alves na Direção Coreográfica. Num processo que resultou do contributo das próprias crianças e jovens que integram o Curso Livre de Teatro Musical - tanto na criação dos textos, como na seleção dos temas musicais -, esta equipa criou um musical original, manifestamente vanguardista e contemporâneo, que aborda temas muito atuais e que nos convida a uma reflexão sobre os mesmos. Esta foi mais uma produção do CMAD/AMAD que primou pela habitual qualidade dos efeitos cénicos, figurinos, adereços, coreografias e, inegavelmente, pela qualidade dos jovens artistas, alunos do CMAD dos concelhos de Santa Comba Dão, Tábua, Carregal do Sal, Tondela e Mortágua. Destaca-se, ainda, uma orquestra ao vivo com mais de duas dezenas de jovens, talentosos músicos do CMAD e do Curso Profissional de Música do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão.

Os nossos artistas destacam as amizades que aqui são feitas e que levam para a vida. Quanto ao facto de as sessões estarem esgotadas, dizem ser muito bom este reconhecimento do seu trabalho, deixando-os ainda mais motivados.

Para os pais que acompanham os filhos - a quem a organização agradeceu especialmente -, estas são dinâmicas muito estimulantes para os jovens, onde cada um deles experiencia, muitas vezes, a superação pessoal.

Este musical conta a história de três meninos que fazem o seu percurso de vida com a particularidade de não quererem perder a paixão que empregam em tudo aquilo que fazem e que encontraram num sítio que tantas vidas já mudou. Uma paixão rara de se ver, ouvir, sentir…

É objetivo comum reviver, celebrar e recordar momentos vividos neste espaço tão especial para estes jovens e para as suas famílias e fazer lembrar o que é que realmente importa e de que forma podemos manter o mesmo espírito, elevando a fasquia artística, sem nunca perder a “Paixão”.

Tags
Relacionado
bottom of page