Dom, 3 de março 2019 às 16:00 no Largo da Sé, Guarda JULGAMENTO E MORTE DO GALO 2019
Todos os galos são iguais mas uns mais do que outros O Trigo Limpo teatro ACERT, a convite da Câmara Municipal da Guarda, será responsável pela direção artística do espetáculo de teatro comunitário, associando-se a uma equipa de outros criadores nas distintas áreas da construção desta produção, principalmente na construção de engenho cénico de grandes dimensões.
O conceito continua a basear-se no Julgamento do Galo (o culpado de todos os males) e na sua queima e morte, que exorcizará o mal e representará o renascer da esperança. Na edição de 2019, a dramaturgia explorará o universo simbólico do livro de George Orwell, O Triunfo dos Porcos, sublinhando um olhar crítico sobre acontecimentos mundiais contemporâneos.
A conceção teatral incidirá numa partitura musical centrada num registo operístico das interpretações, com a participação da orquestra do CMAD e de cantores/atores líricos.
A narrativa assentará numa visão metafórica resultante de uma investigação sobre situações políticas onde o populismo será objeto de crítica incisiva.
Ficha Técnica
Dramaturgia e encenação: José Rui Martins
Assistência de encenação: Pedro Sousa e Tiago Sami Pereira
Orquestra e cantores líricos: Conservatório de Música e Artes do Dão
Engenho Cénico: Nico Nubiola, Pompeu José e Zétavares
Adereços: Cláudia Ribeiro e Sofia Silva