top of page

Ferramentas de trabalho para uma aprendizagem [musical] mais rápida e eficaz

Nuno Silva, clarinetista português, realiza palestra: “Ferramentas de trabalho para uma aprendizagem [musical] mais rápida e eficaz”, a toda a comunidade educativa.




No âmbito da sua tese de doutoramento, Nuno Silva, desenvolveu um projeto de investigação sobre o comportamento do cérebro humano durante a aprendizagem musical. Abordou ainda a compreensão e aplicação de novas técnicas de estudo.

Deste projeto surge a edição do livro Clarinete.pt pela AVA Musical Editions. Aqui, Nuno aborda detalhadamente os aspetos da execução do instrumento, organização do trabalho semanal e sugestões para resolução de problemas mais comuns no processo de aprendizagem.

Nuno Silva estudou com António Saiote, Hans Deinzer, Pascal Moragués e Hakan Rosengren. É diplomado em clarinete pelo Conservatório Nacional, ESMAE e California State University, onde obteve um mestrado com classificação máxima a todas as disciplinas. Em 2001 licenciou-se em Ciências Musicais na Universidade Nova de Lisboa. Em 2017 foi-lhe conferido o Grau de Doutor com distinção na Universidade de Évora.

Foi vencedor dos mais importantes concursos nacionais, incluindo o 1.º Prémio de Clarinete e de Música de Câmara no Prémio Jovens Músicos 1991. Foi também distinguido em concursos internacionais, designadamente no Valentino Bucchi (Roma, 1992) no Aurelian Popa (Roménia, 1993; Cracóvia, 1994) e no Concert Artists Guild (Nova Iorque, 2002).

É solista principal da Orquestra Metropolitana de Lisboa e professor na Academia Nacional Superior de Orquestra.





Kommentare


Tags
Relacionado
bottom of page