top of page

O jazz como nunca o sentiu pela Orquestra de Cordas CMAD

  • Foto do escritor: Admin
    Admin
  • 14 de jun. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 14 de dez. de 2022

Como nunca a tínhamos visto e ouvido, a Orquestra de Cordas juntou-se à Jazz Band do CMAD e a uma mão cheia de promissores cantores, com um resultado, no mínimo, memorável, bem à medida da soma dos talentos presentes em palco.


Depois de Tábua, Santa Comba Dão recebeu com casa cheia, estes jovens músicos, num espetáculo conduzido por Cláudia Matos e pautado por um programa inteiramente dedicado ao reportório jazz, que marcou todos aqueles que passaram pelas duas salas.


Acabada de regressar de Vila Real de Santo António, onde participou, com grande sucesso, no encontro nacional de associações juvenis, a jazz band espalhou notas de juventude e alegria, semeando ritmos e boas vibrações. Para memória futura, fica a interpretação de 'Royal Garden Blues', popularizada pela Dixieland Jazz Band, 'Girl from Ipanema', de Tom Jobim, e' That’s life' - clássico imortalizado por Frank Sinatra. Composta exclusivamente por alunos do curso Secundário de Música, a Jazz Band é uma classe de conjunto, que, semana após semana, explora este universo musical, com a supervisão do nosso especialista nesta matéria, o professor César Oliveira, responsável pelos arranjos de todos os temas apresentados.


Já a orquestra de cordas é composta por 24 alunos das classes de viola d’arco, violino, violoncelo e piano, com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos.


Sob a direção do professor Ricardo Monteiro, e com as duas formações em palco, foi propiciado um dos momentos mais marcantes do espetáculo: a interpretação da obra Spain - clássico de Chick Corea, lenda do jazz contemporâneo, brilhante comunicador e pianista exímio. Na plateia, houve quase que uma reação orgânica ao que se passou em palco, com uma sensação física, bem presente, de alegria e festa geradas pela música, como se de uma extensão natural se tratasse.


Na cronologia dos acontecimentos, sucederam-se vários temas emblemáticos do universo jazz, imortalizados nas vozes de Nat King Cole, Frank Sinatra e Etta James, e de ícones mais recentes como Norah Jones, entre outros. Mas em Tábua e Santa Comba Dão foram os nossos jovens alunos de canto - Constança Marcelino, Francisco Abreu, Gonçalo Martins, Inês Moura, Madalena Miguel e Margarida Silva - brilhantemente acompanhados pela orquestra de cordas e jazz band, que geraram memórias e associaram cada uma das peças às suas vozes e interpretações.


E quando as muitas centenas de pessoas presentes nas duas salas aplaudiram , em uníssono, os nossos alunos, o sentimento comum foi e é de missão cumprida. O facto de todos os jovens em palco terem menos de 18 anos contribui ainda mais para consolidar o orgulho que temos no projeto cultural e educativo CMAD, potenciador de talentos e gerador de gente feliz com a música.


O Festival de Música e Artes do Dão prossegue já no próximo fim-de-semana, a 11 de junho, com o concerto da Orquestra Filarmonia das Beiras, que vai reunir Jovens Solistas da Fundação Lapa do Lobo, na Casa da Cultura, em Santa Comba Dão


Toda a programação em musicaeartesdodao.com/






Comments


Tags
Relacionado
República Portuguesa
CMAD - Conservatório de Música e Artes do Dão 
Escola de Ensino Artístico Especializado da Música com financiamento do Ministério da Educação para leccionar Cursos Oficiais de Música (Iniciação, Básico e Secundário através de Contrato Patrocínio)    ||   Autorização de Funcionamento Nº 72/ DREC de 2012.
Casa da Cultura - Av. General Humberto Delgado N.º 5-A  . 3440-325 Santa Comba Dão - Portugal  ||  geral@cmadd.com 
.  
Tel: 232 882 187 «Chamada para a rede fixa nacional»  ||  Telm: 910 311 462 «Chamada para a rede móvel nacional»  .
HORÁRIO:   .  Segunda | Terça | Quarta| Quinta: 09:00 - 20:30  : | Sexta: 12:30 - 20:30 | Sábado: 9:00 - 14:30

© 2024 Conservatório de Música e Artes do Dão

bottom of page