Nos dias 18 e 19 de dezembro, o Masterdão voltou a proporcionar uma experiência imersiva no mundo da música, com um novo ciclo formativo e de concertos, centrado em instrumentos como a guitarra, o piano, o clarinete, o oboé, a flauta e o violino. Pautada pela aliança entre a educação pela arte, a partilha e o convívio, a iniciativa reuniu mais de uma centena de formandos oriundos de vários pontos e instituições do país, que participaram nas masterclasses integradas no programa. A Casa da Cultura de Santa Comba Dão foi epicentro deste desafio formativo e criativo, que constituiu uma oportunidade de excelência para aprender mais, para capitalizar experiências e também para promover competências de liderança.
Integrado na Agenda da Casa da Cultura 2024-2027 | Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses - promovida pelo Município em parceria com o Cmad Conservatório de Música, o Masterdão aliou os momentos formativos às apresentações, sendo ainda de registar a realização de uma mesa redonda, no dia 19, com os artistas que orientaram as seis masterclasses da iniciativa. Os concertos aconteceram a 18, com os professores convidados, e a 19 de dezembro, com os alunos, em ensemble.
Também a destacar, a participação, nesta iniciativa, de um corpo docente de excelência, constituído por músicos portugueses de referência, a saber: Pedro Rodrigues (guitarra) da Universidade de Aveiro, João Bettencourt da Câmara (piano), também da Universidade de Aveiro, António Saiote (clarinete) da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto, Joel Vaz (oboé) da Orquestra Sinfónica de Gotemburgo, na Suécia, Sónia Pais (flauta) da Orquestra Gulbenkian e Joana Sybert Jesus (violino) da Academia de Música A PAUTA.
Comments