"CONVITE" um espetáculo de Dança e Música

Espetáculo


Data: 25 e 26 de Janeiro | 2022


Hora: 17:30 | 21:00


Local: Casa da Cultura de Santa Comba Dão


Duração: aprox. 1h15






SINÓPSE Este é um espectáculo ao estilo de instalação artística, de caráter imersivo e que ambiciona uma relação orgânica entre o espectador, os bailarinos, os músicos e partículas de luz projetadas no espaço cénico, num desenrolar de capítulos distintos que falam de fragilidade, vazio, poesia, memória, amor e queda.


Num espaço comum, envolvemos vários planos distintos em uníssono: interpretação coreográfica, público observador e interveniente no desenrolar da narrativa, universo contemplativo da música tocada ao vivo e duas grandes estruturas cénicas, como elementos que estabelecem o lugar individual e reservado de cada ação, assim como a perspectiva de um lugar paralelo para cada uma das ideias apresentadas.


Os rasgos de memória que nos marcam e que lembramos com exatidão são sempre escassos e raquíticos, comparados com a soma de tudo. Somos sempre assaltados com maior brutalidade nos episódios em que a vida nos leva o fôlego, por alegria ou comiseração, e o corpo serve de contentor à dor ou qualquer forma de amor quase intolerável.

Os entretantos, o tempo que sobra, nada disto é extraordinário, porque não tem peso, nem voz, nem textura, é só a vida a correr, sem que a sintamos nossa.

Somos mais nós quando estamos desassossegados. Assim, estaremos presos às paredes que criámos, com mais ou menos volume, como montra viva de uma humanidade que urge ser revisitada, quase em jeito de propaganda e encenando a existência do artista enquanto ser isolado, esdrúxulo e inconstante.


A quem nos visita não impomos que fique, que se demore, nem mesmo que se detenha num mesmo lugar.


Esta apresentação é um convite. Assim que estes terminam, encenamos uma abrupta interrupção e desafiamos elementos do público a falarem da sua perceção pessoal do espetáculo, com o intuito de usar as questões e perspectivas do espectador para motor de diálogo.

A criação desta peça e apresentações tiveram o apoio do Ministério da Cultura - Fundo de Fomento Cultural, através do Programa Garantir Cultura

FICHA TÉCNICA CONCEITO/ COREOGRAFIA / DIRECÇÃO

ARTÍSTICA/CENOGRAFIA/TEXTO: Filipa Peraltinha BAILARINOS: Filipa Peraltinha, Catarina Casqueiro

COMPOSIÇÃO/DIRECÇÃO/INTERPRETAÇÃO MUSICAL: Artur Guimarães

COMPOSIÇÃO/INTERPRETAÇÃO MUSICAL: Rodolfo Cardoso

ASSISTENTE: Catarina Alves FIGURINOS: Romana Mussagy





Tags: