A candidatura da AMAD à DGArtes foi aprovada



O Festival de Música e Artes do Dão viu aprovado um financiamento pela Direcção-Geral das Artes, no âmbito do concurso de Apoio a Projectos de Programação, que distribui mais de 2 milhões de euros por 82 candidaturas.

O projeto da AMAD "FESTIVAL DE MÚSICA E ARTES DO DÃO, 14a edição - Água & Música em Itinerância" obteve uma excelente posição a nível nacional, com uma pontuação de 86,25% que corresponde ao 3º lugar para as candidaturas do patamar mais elevado, com um apoio de 50.000€.


A qualidade do projeto apresentado foi reconhecido pelo júri, em parâmetros como a relevância cultural, a equipa, a consistência do projeto de gestão, as parcerias estabelecidas e a Correspondência aos objetivos de interesse cultural definidos.

Esta candidatura contou com o apoio de inúmeras instituições locais e regionais com destaque para o papel crucial da Câmara Municipal de Santa Comba Dão.

Este financiamento permite à nossa associação melhorar significativamente a oferta cultural, garantindo uma programação mais rica e diversificada.


O projeto promove atividades em 5 municípios parceiros, democratizando o acesso a uma oferta cultural e artística de excelência para vários públicos - bebés aos seniores – corrigindo assimetrias e fomentando a coesão territorial. As atividades programadas, com destaque para os concertos e concertos pedagógicos, têm como princípio a fruição aliada à dimensão educativa e de sensibilização para a cultura, enquanto mediação para a captação de públicos específicos para as artes performativas

O festival pretende assumir um formato itinerante ao longo de 12 meses, alargando a área geográfica de intervenção, reforçando a quantidade e qualidade artística das atividades e relacionando o seu programa com os recursos do território, da sua paisagem e património natural, em concreto, a Água. Os recursos aquíferos têm uma enorme influência em Santa Comba Dão, sendo este projeto, pela sua componente educativa e abrangência territorial, privilegiado no alerta para valorização deste precioso recurso.