Em Destaque
Recentes

Visita de Estudo ao Concurso Internacional de Saxofone “7th Adolphe Sax International Competition“.


A classe de saxofones do CMAD organizou uma

. Esta viagem decorreu entre os dias 1 e 5 de novembro e contou com 38 participantes, dos quais 24 alunos do CMAD, alguns familiares e os professores José Magalhães, Dulcineia Guerra e o Diretor Pedagógico Prof. Mário Cruz.

A Visita de Estudo teve como objetivo principal a assistência a algumas das provas do concurso, em particular a prova dos participantes portugueses, Rúben Neves e Nuno Silva, que se encontraram entre os mais promissores jovens saxofonistas de todo o mundo. Os alunos puderam ver e ouvir algumas das mais importantes obras compostas para saxofone.

A vila de Dinant é conhecida como berço de Adolph Sax (luthier responsável pela criação do saxofone). A sua casa (atual museu interativo) foi um dos primeiros pontos de visita. Para além das atividades musicais o grupo fez visitas a pontos fulcrais na história e cultura da pequena cidade de Dinant, como a ida ao topo da grandiosa montanha que acompanha a cidade, com a visita à sua Citadelle (um forte e museu dedicado à história da guerra); a visita às profundezas da Gruta Maravilhosa; um passeio pelos bosques da vila medieval de Bouvignes até às ruínas de Crèvecoeur e a visita à Maison du Patrimoine Mediévale de Mosan, um museu muito esclarecedor sobre a vida daquelas gentes e do ecossistema do Meuse na idade média.

O Meuse foi atravessado vezes sem conta pela famosa ponte dos saxofones (Ponte Charles de Gaulle) e, no que respeita à gastronomia local, o grupo participou numa visita guiada à cozinha de uma das pastelarias locais mais importantes e assistiu a confeção dos típicos Couques de Dinant (biscoitos duros de farinha e mel). Na rua Grande, o grupo não entrou apenas na porta número 37 mas deu início a uma viagem no mundo mágico da Pataphonie, um país sonoro imaginário onde miúdos e graúdos descobriram novos sons e instrumentos, feitos com os mais inesperados materiais.

As terras belgas deixam, assim, saudades. O grupo chegou a Portugal mais rico, com experiências diversificadas e novos conhecimentos na bagagem!

Um agradecimento especial aos Pais e Encarregados de Educação que apoiaram esta iniciativa e à Câmara Municipal de Santa Comba Dão que disponibilizou o transporte para o aeroporto.

#2019 #VisitadeEstudo

Arquivo
Tags
Nenhum tag.
Relacionado
CMAD - Conservatório de Música e Artes do Dão 
Escola de Ensino Artístico Especializado da Música com financiamento do Ministério da Educação para leccionar Cursos Oficiais de Música (Iniciação, Básico e Secundário através de Contrato Patrocínio)    ||   Autorização de Funcionamento Nº 72/ DREC de 2012.
Casa da Cultura - Av. General Humberto Delgado N.º 5-A  . 3440-325 Santa Comba Dão - Portugal  ||  geral@cmadd.com  .  Tel: 232 882 187 | Telm: 910 311 462
HORÁRIO:   .  Segunda | Terça | Quarta| Quinta: 09:00 - 20:30  : | Sexta: 12:30 - 20:30 | Sábado: 9:00 - 14:30

© 2020 Conservatório de Música e Artes do Dão