top of page

Orquestra e Banda Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira


Banda Sinfónica de Jovens

21 de abril, 21h30 | Casa da Cultura de Santa Comba Dão

O projecto da Orquestra e Banda Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira surgiu em 1994, reunindo os jovens músicos do Concelho para “Estágios de Verão”.

A partir de 1997, resultado do esforço conjunto da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e das escolas oficiais de música do Concelho, este projecto adquiriu um carácter mais permanente, nomeadamente com a sua formação de Orquestra.

A direcção artística do projecto ficou, então, sob a alçada do Maestro Osvaldo Ferreira que, de 1997 até 2004, foi o principal responsável pela implementação e desenvolvimento deste projecto musical.

Em 1998 foi criada uma nova formação musical, a Banda Sinfónica, tendo sido convidado para integrar a direcção deste projecto o professor Paulo Martins, que, desde 1998 até 2004, assumiu as funções de Maestro Assistente da Orquestra e Banda Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira.

No ano de 2004 a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, juntou-se ao Conservatório de Música de Fornos, às Academias de Música de Santa Maria da Feira e de Paços de Brandão e às Bandas Filarmónicas do Concelho, para formalizarem a constituição da Associação Orquestra e Banda Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira, cujo propósito é o desenvolvimento da música no Concelho de Santa Maria da Feira e a gestão artística deste projecto.

Enquanto projecto musical, a Orquestra e Banda Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira, contou, desde o início, com a experiência formativa de diversos maestros nacionais e estrangeiros, tais como: Carlos Fontes, Leonardo Barros, Ivo Cruz, Sokhiev Tugan, Joana Carneiro, Cesário Costa, Ernest Schelle, José Pascual Vilaplana e Jan Cober, António Saiote, Teodoro Aparício Barberán, Rafael Garrigos. Actualmente a direcção artística do projecto está sob a responsabilidade do Maestro Paulo Martins.

A qualidade e o entusiasmo demonstrados pela Orquestra e Banda Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira já a levaram a actuar em diferentes pontos do país e no estrangeiro, nomeadamente:

- Joué-Lès-Tours, França, 1999, Geminação “L´ Années Joués” - Alicante, Ocãna e Aranjuez, Espanha, 2000 - Alessandria, Génova e Asti, Itália, 2001 - Valência, Espanha, 2002, 2º Lugar na 2ª Secção do Certamen Internacional de Bandas de Musica “Ciudad de Valência” - Targovishte, Bulgária, 2002, Geminação - Roma, Pontedera, Itália, 2003, Festival “7Sois 7Luas” - Valência, Espanha, 2005, 3º Lugar na 1ª Secção do Certamen Internacional de Bandas de Valência - Altea, Espanha, 2006, 1º Prémio na Secção Sinfónica do Certamen Internacional de Bandes de Musica Vila d’Altea Erbach e Aalen, Alemanha, 2009.

Mercê da sua qualidade artística este projecto musical e cultural tem conseguido angariar apoios a nível institucional, através do Ministério da Cultura, do Instituto das Artes e da Delegação Regional de Cultura do Norte e da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira.

Tags
Relacionado
bottom of page