Lares e centros de dia recebem recitais de Natal do projeto "Música parAvós"

O projeto vencedor da primeira edição do Orçamento Participativo de Santa Comba Dão, Música parAvós, da Associação de Música e Artes do Dão (AMAD) já está em marcha e a animar utentes de lares e centros de dia um pouco por todo o concelho. Nesta época, a música de eleição é de Natal, mas há também muitos temas populares portugueses, que convidam à dança, ao canto e ao convívio.

O presidente da Câmara Municipal, Leonel Gouveia, acompanhou duas das apresentações deste ciclo de recitais natalícios, assistindo e participando no pequeno espetáculo que teve lugar no Centro de Dia de São João de Areias. O presidente assumiu, também, o lugar de tocador "improvisado" de bombo, deixado vago pelo funcionário do lar e também presidente da Junta de Freguesia de São João de Areias, Miguel Pais. Quanto aos músicos do projeto, o grupo é constituído por Cláudia Matos, na voz, Nuno Carvalho, no acordeão, Filipe Santos e Luís Alves, na guitarra elétrica.

Convidados, logo de início, a revelar as músicas da sua preferência, os utentes do centro de Dia deixaram-se render à alegria contagiante do MúsicaparAVós. Além de acompanharem o canto de algumas "modas", bateram palmas e até dançaram. No final, ficou a promessa de um rápido regresso, com novas apresentações deste projeto, que promove a a manutenção das capacidades psicomotoras dos idosos e de outros utentes com mobilidade reduzida, através de uma aproximação à música e dança.

Miguel Pais salientou que os utentes ficaram muito felizes com a vinda deste grupo que lhes trouxe "mais conforto, mais alegria e saúde". Destacou ainda que este projeto do AMAD é efetivamente uma mais valia para todos os utentes das instituições do concelho, dando os parabéns ao Município pela possibilidade da sua implementação no quadro do orçamento participativo.

A despedida e a mensagem final de feliz natal foram partilhados pelo presidente da Câmara, que também acompanhou os músicos ao início do recital no Centro de Bem-Estar Social prof. Oliveira e Costa, em Pinheiro de Ázere. O representante da autarquia expressou votos de um 2022 pleno de saúde e com mais apresentações deste projeto integrador e que traz imensos benefícios ao corpo e à alma.

A par das instituições já referidas, este ciclo de recitais de Natal do MúsicaparAvós abrangeu ainda a APPACDM - Estabelecimento de Vila Pouca, os lares de São João de Areias, Quinta do Trovador, São Joaninho, Santa Cruz e Resivida, bem como os centros de dia do Couto do Mosteiro e Treixedo.

Ao todo são dez instituições concelhias que recebem, desde outubro, semanalmente este projeto, que enquadra atividades musicais diversificadas, desenvolvidas pelos professores Filipe Santos e Luís Alves.


https://cm-santacombadao.pt/7223/lares-e-centros-de-dia-recebem-recitais-de-natal-do-projeto-musicaparavos?fbclid=IwAR1tPwCZUtBpdiq--q2lguPvkfsyEC0T5xs7pgck4jmsV5g60c0aMNm5Hgo