Educação pela arte com os Concertos Pedagógicos CMAD

Os concertos pedagógicos são um dos pontos altos desta 14.ª edição do Festival, registando uma excelente recetividade por parte das crianças e jovens envolvidos dos concelhos de Carregal do Sal, Santa Comba Dão, Tábua e Tondela


Estas pequenas apresentações de classes de conjunto do CMAD têm vindo a propiciar uma partilha próxima e direta com os músicos e os instrumentos, os métodos e os reportórios. Quer sejam realizados em escolas, quer em equipamentos culturais, o objetivo de sensibilizar, formar e ampliar a formação musical das crianças e jovens é transversal.


Depois de um mês de março intenso para as Cameratas de Cordas, Metais e Guitarras a percorrem a região, em abril e maio entraram em cena os Ensembles de Clarinetes, Flautas e Saxofones. Para os alunos estes concertos têm vindo a ser momentos privilegiados de contacto com jovens músicos, com alguns instrumentos que constituem uma orquestra e com as mais variadas obras de compositores clássicos e contemporâneos.


Enquadrados no projeto CMAD de Educar pela Arte, estes concertos aliam vertente de sensibilização e de formação, ao desenvolvimento do sentido estético e cognitivo e da própria socialização.