Concerto Pedagógicos pelas Classes de Conjunto CMAD

Nesta 14.ª edição, o Festival de Música e Artes do Dão está a dar cartas na educação e sensibilização musical, inovando a vários níveis.

Menos conhecida do grande público, uma das facetas mais impactantes do ensino artístico do CMAD corresponde aos concertos pedagógicos, que estão a ser promovidos junto de alunos de escolas da região, com uma excelente recetividade por parte da comunidade educativa.

Durante o mês de março, a Camerata de Cordas e os Ensembles de Metais e Guitarras deram a conhecer, em escolas do 1.º Ciclo de Santa Comba Dão (SCD), Tábua, Carregal do Sal e Tondela, instrumentos, métodos de aprendizagem e reportórios, numa partilha com os alunos, que privilegiou o contacto direto e o diálogo sobre a música e as artes. Em Santa Comba Dão, na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos e na Secundária, o "palco" destes concertos pedagógicos foi da Big Band Jazz, que espalhou ritmos e despertou sensibilidades.

Através destas iniciativas com alunos e para alunos, é propiciada uma experiência direta e próxima com instrumentos, jovens executantes géneros e compositores, permitindo o despertar do sentido estético e do gosto pela música, bem como o desenvolvimento cognitivo e a própria socialização.

Os concertos pedagógicos do CMAD prosseguem em abril e maio no âmbito do programa do 14.º FMAD: www.musicaeartesdodao.com