top of page

CMAD REVIVE OS ANOS DOURADOS DO JAZZ


CONCERTO ORQUESTRA DE SOPROS DO CONSERVATÓRIO DE MÚSICA E ARTES DO DÃO

“Swing, swing, swing”

CMAD revive os anos dourados do Jazz

“Swing, swing, swing”

A Orquestra de Sopros do Conservatório de Música e Artes do Dão (CMAD) voltou mais uma vez a surpreender o público com um programa dedicado aos anos dourados do Jazz e do Swing.

Este ciclo de três concertos realizou-se na Casa da Cultura de Santa Comba Dão (dia 8), no Centro Cultural de Carregal do Sal (dia 9) e no Auditório da ACERT em Tondela (dia 10).

Constituída por cerca de 86 jovens onde a média de idades ronda os 13 anos de idade, a Orquestra esteve à altura do enorme desafio a que se propôs, com um programa extremamente exigente e arrojado onde o Jazz e o Swing foram a essência de todo o espetáculo.

A estreia na Casa da Cultura de Santa Comba Dão contou com um surpresa protagonizado por um grupo de alunos que dançaram, na sua sala de entrada um tema de Shim Sham - uma coreografia de grupo com passos do sapateado e movimentos de Lindy Hop, dançada em festas e festivais de Swing no mundo inteiro. Este Flash Mob resultou de um Workshop orientado pela Prof.ª Aukje Sarneel, professora de piano do CMAD.

O mote estava assim lançado para o que se seguiu com a Orquestra de Sopros a demonstrar todo o seu potencial, à qual se juntaram as vozes de Ariana Neves, Cláudia Matos, Inês Lopes, Beatriz Gomes, Inês Gouveia, Natacha Cantarinhas, Carlos Coelho e Miguel Henriques.

A direção de orquestra foi repartida entre os maestros Prof.ª Ana Catarina Matos e Prof. Diogo Tavares . Estes concertos contaram ainda com a participação especial de Andreia Tavares e João Botas, dançarinos da Bota Swing Dance Academy in Porto, que acrescentaram ao espetáculo momentos de muita elegância e riqueza artística. .

Realizou-se ainda a cerimónia de entrega dos diplomas aos alunos do CMAD que concluíram os 5.º e 8.º graus de Ensino Especializado da Música no ano letivo de 2017/ 2018.

Este foi, com toda a certeza, mais um grande espetáculo com a marca do CMAD que certamente ficará na memória da nossa comunidade, principalmente na dos jovens músicos, nos cantores, nos dançarinos e nos alunos diplomados.

Parabéns a todos!

FOTOGRAFIA E VIDEO JOÃO RAMOS

Tags
Relacionado
bottom of page