Ode à Alegria eleva Conservatório do Dão


Ode à Alegria eleva CMAD ao mais alto nível

Foi com a 9ª Sinfonia de Beethoven, mais conhecida por Ode à Alegria, que os alunos do CMAD confirmaram estar ao mais alto nível. No palco da Casa da Cultura, partilhado com a Orquestra Filarmonia das Beiras, dirigida pelo maestro Luís Carvalho, os alunos integraram a orquestra como instrumentistas e foram os protagonistas do coro, ao lado Coro Magnus D'Om.

Ainda no concerto do passado sábado, 17 de fevereiro, destacaram-se as alunas solistas Jacinta Soares de Albergaria, canto, e Maria Inês Nunes, viola d’arco.

O concerto do passado sábado, 17 de fevereiro, integrado no X Festival de Música e Artes do Dão, surpreendeu até os mais céticos. Interpretar uma obra tão difícil como a 9ª Sinfonia de Beethoven parecia um desafio impossível para o jovem CMAD (Conservatório de Música e Artes do Dão), que celebra este ano o 10º Aniversário. “Há 10 anos, nunca pensaríamos estar aqui, hoje, a interpretar a 9ª de Beethoven. Esta é a escola que nós ambicionámos, criámos estes alunos, queremos que sejam bons profissionais e que nos próximos dez anos alguns possam regressar de modo a sem os novos professores para ensinar uma nova geração”, sublinhou Sérgio Silva Neves, diretor artístico do Festival.

O Coro do CMAD e Magnus D'Om, tiveram o gigantesco desafio de interpretar a Ode à Alegria – um árduo trabalho para o professor Luís Pereira que os ensaiou nos últimos meses: “Não vou esconder que foi difícil, foi a coisa mais difícil que este coro cantou e provavelmente de que irá cantar no futuro. Mas arriscámos cometer a loucura de pôr alunos que ainda estão a meio do curso básico a cantar uma 9ª Sinfonia de Beethoven - valeu a pena acreditar”.

Para as alunas solistas Jacinta Soares de Albergaria, Mezzo-soprano, e Maria Inês Nunes, viola d’arco, vencedoras do Concurso “Solistas Fundação Lapa do Lobo” o concerto foi ainda mais especial por estarem rodeadas dos colegas e amigos que as viram crescer naquele palco, cheio de boas memórias: “Foi fantástico, é uma sensação de outro mundo nós pisarmos o palco e termos uma orquestra a acompanhar-nos. Queremos repetir!”

Rogério Abrantes, presidente da Câmara de Carregal do Sal, mostrou-se bastante orgulhoso pelo facto das vencedoras do concurso Jovens Solistas, Jacinta Albergaria e Inês Nunes, pertencerem ao seu conselho.

Enalteceu o papel do CMAD na região e vincou que mesmo outros projetos surgidos no seu conselho tiveram a sua génese no CMAD.