Horário e local
27/04/2019, 21:30
CMAD - Conservatório de Música e Artes d, N2 9, 3440-387 Santa Comba Dão, Portugal
Sobre o evento
Grande vencedor do CIMCA’11 (II Concurso Internacional de Música de Câmara “Cidade de Alcobaça”) e 3º lugar no Percute Catarroja 2014 (II Concurso Internacional de Música de Câmara de Percussão – Catarroja, Valência), o Simantra Grupo de Percussão formou-se em 2009, nascendo da necessidade de se organizar um grupo de estudos e práticas interpretativas destinado ao repertório da música escrita para percussão nos séculos XX e XXI.
Funcionando como um laboratório artístico, tem também como objectivo a interacção das diferentes expressões artísticas (artes do corpo e artes visuais) com a música contemporânea. O seu trabalho inclui a valorização e execução do repertório percussivo português e estrangeiro realizando estreias, primeiras audições e encomendas de obras. A recuperação (arquivo e execução musical) de obras históricas contidas no repertório português mas pouco conhecidas pelo público é também uma das preocupações do Simantra Grupo de Percussão.
Os pilares de sustentação deste projecto passam por ilustrar novos caminhos, novos olhares sobre a performance musical e pela produção e difusão de uma originalidade estética vinculada ao pensamento intelectual/artístico que esteja ao alcance de todos.
Desta forma o Simantra GP já apresentou, diante da Orquestra de Sopros da Universidade de Aveiro, o Concert Pour Trois Percussionists et Orchestre D’Harmonie, de Emmanuel Sejourné, realizou estreias e primeiras audições de obras como a première de Recycling, Coalling and Sampling (versão para grupo) de Edson Zampronha, Tríptico do compositor português Hugo Correia, encomenda feita pelo grupo e estreada na capital europeia da cultura Guimarães 2012 e In Spe do compositor russo Evgueni Zoudilkine. Actuou junto ao famoso Quórum Ballet e acompanhou os solistas internacionais Mark Ford (EUA), Katarzyna Mycka (POL), Kuniko Kato (JAP) e Ching Chen Lin. Realizou concertos no CIANTEC’09 - International Congress of Art, New Technologies and Communication, na Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura, no CísterMúsica – Festival de Música de Alcobaça, em várias edições do Tomarimbando – Festival Internacional de Percussão de Tomar, no Festival Internacional de Percussão Cidade de Portimão, no Musicalvão – Festival de Música da cidade de Vila Real, no Festival Internacional de Percussão da Patagónia 2015 (Argentina), Festival de Percussão de Mortágua, no Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu, no Groove Alentejo – Festival Internacional de Percussão do Alentejo e no Festival Internacional de Marimbistas e Percusiones de Villahermosa (México).
O grupo é constituído por Andrés Pérez, Leandro Teixeira, Luiz Ferreira e Ricardo Monteiro. Simantra GP é artista Adams, Sabian e Mike Balter. Trabalha com o software Lightkey e tem o apoio das lojas Percustudio e Castanheira.
“Uma meditação instrumental” (Roberto Pérez, compositor e professor)
“Telúrico” (Mário Laginha, pianista e compositor)