HERMAN JOSÉ & CMAD

26 de abril, 21h

HERMAN JOSÉ & CMAD

O Conservatório de Música e Artes do Dão apresenta o 12º Festival de Música e Artes do Dão - online. 

Face às circunstâncias que vivemos e para as quais ninguém estava preparado o CMAD tem feito um esforço para se adaptar, e se reinventar para continuar a levar a cabo a sua missão educativa e cultural.

Foi o que fizemos com o nosso festival. Enquanto não nos é possível voltar à nossa casa que é o palco, vamos utilizar o formato digital para partilhar com a comunidade os resultados do trabalho escolar das próximas semanas, e para além disso, recordar alguns dos espetáculos que marcaram o nosso percurso.

Acompanhe a programação. Estamos mais longe, mas continuamos por perto!

ORQUESTRA DE SOPROS CMAD

03 de Maio, 21h

A Orquestra de Sopros do Conservatório de Música e Artes do Dão é uma das referências da prática musical em conjunto da nossa escola. Tem primado não só pela prática musical de excelência, essencial na formação dos alunos que a compõem, mas também pela diversidade e singularidade dos concertos que tem produzido, onde tem apresentando repertório específico de compositores de referência nacional e internacional e projetos temáticos que visitam diversos géneros musicais e que, normalmente, são realizados com a participação de cantores a solo e coros. 

Formada por mais de 80 elementos e com uma média de idade que ronda os 13 anos, esta jovem orquestra conta no seu currículo com professores/maestros como José Magalhães, Pedro Pacheco, Ricardo Gonçalves, Ana Matos e Diogo Tavares que ajudaram e ajudam todos os dias estes jovens no seu crescimento musical e pessoal. Teve ainda o privilégio de realizar estágios com os Maestros Luís Carvalho e António Saiote.

TEATRO MUSICAL ALADINO

10 de Maio, 21h

O Conservatório de Música e Artes do Dão – CMAD lançou no ano de 2009 um projeto comprovadamente inovador para o território: a criação de uma classe de teatro musical que, para além de permitir formar os seus jovens, criou produções artísticas relevantes que fidelizou e conquistou, ano a ano, públicos. 

Trabalhando anualmente com mais de 70 crianças e jovens com idades entre os 10 e os 17 anos, esta classe apresentou já 10 criações com uma dimensão de produção inovadora.
É no alto valor pedagógico com conteúdos programáticos ajustados e exigentes e, principalmente, com paixão que os nossos jovens demonstram ter pela artes performativas que o Curso de Teatro Musical tem tido as estapas evolutivas consonantes aos desafios artísticos que se colocam. 

Aladino

O curso de teatro musical, no ano de 2014, trabalhou o musical “Aladino” texto original escrito pelas premiadas Ana Luísa Queirós e Liliana Moreira, com encenação de Joana Quelhas e música e orquestração de Artur Guimarães. Neste ano, pela primeira vez, a orquestra foi composta exclusivamente por 25 alunos do Curso Profissional de Música do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão e por alunos do CMAD. 

Uma vez mais, um enorme sucesso com 11 sessões esgotadas, com cerca de 3.500 bilhetes vendidos repartidos pelos dias 26, 28 de Junho/2015 no Centro Cultural de Carregal do Sal, 3, 4 e 5 de Julho na Casa da Cultura de Santa Comba Dão e 10,11 e 12 de Julho no Centro Cultural de Tábua.

ORQUESTRA SINFÓNICA CMAD

07 de Maio, 21h

A Orquestra de Cordas do Conservatório de Música e Artes do Dão surge no âmbito da disciplina de Classe de Conjunto, fazendo parte do plano de estudos do ensino artístico. Tem como principal objetivo desenvolver e estimular a Prática Orquestral sendo direcionada para os alunos de cordas a partir do 3º Grau. 

Um dos mais importantes projetos da orquestra são os concertos “Promenade”, um conceito que nasceu no Reino Unido no início do século XX  e que, entretanto, se espalhou pelo Mundo. Nestes espetáculos a orquestra atua em formato Sinfónico, onde é apresentado um programa direcionado a todas as idades num ambiente descontraído e de grande qualidade artística.  

Presentemente a orquestra é orientada pelos Professores David Machado e Rodrigo Reis.

SOLISTAS

FUNDAÇÃO LAPA DO LOBO

24 de Maio, 21h

 “Uma região com cultura é uma região com história.”

 

 O apoio da Fundação Lapa do Lobo é assumido por todos os intervenientes como uma missão muito especial que nos é confiada para enriquecer a formação de toda uma geração, alunos, pais e população.  

O concurso Jovem Solista Fundação Lapa do Lobo distingue o aluno que mais se destaca em cada edição do concurso estágio orquestral, permitindo ao aluno vencedor tocar uma obra concertante acompanhado pela Orquestra Filarmonia das Beiras.

O concurso “Estágio orquestral Fundação Lapa do Lobo” permite seleccionar os melhores alunos de cada instrumento do CMAD para o estágio e concerto com a Orquestra Filarmonia das beiras. Os alunos são escolhidos através de um concurso aberto que é presidido pelo Maestro Vassalo Lourenço e os professores CMAD. Esta experiência tem permitido enriquecer a formação dos nossos alunos, criando-lhes a oportunidade de tocar pela primeira vez numa orquestra de profissional a um nível de excelência, partilhando o palco com músicos profissionais durante uma semana.

Entre os vários objetivos dos dois concursos, figuram a criação de estímulos aos alunos para o desenvolvimento do seu talento, dando-lhes a possibilidade de tocar lado a lado com os solistas de uma orquestra nacional sob a direção de um maestro de prestígio nacional.

CONCERTO AEC

31 de Maio, 21h

Tendo por base o programa e os princípios orientadores do 1ºCiclo do Ensino Básico, os métodos usados são lúdicos e atraentes, ao mesmo tempo com objetivos pedagógicos bem delineados.

O projeto das Aec faz-se, primordialmente, com apresentações públicas/audições onde se expõe o trabalho desenvolvido na sala de aula. Estas audições  têm por base os conteúdos abordados no decorrer do ano letivo e normalmente são acompanhados com música ao vivo envolvendo Orquestras do cmad ou Filarmónicas locais.

O canto, a dramatização, a pantomina, a Flauta de Bisel, a Orquestra Orff,  os instrumentos de percussão, a dança, etc. são áreas essenciais para o desenvolvimento musical das crianças.

Para além da importância dos conteúdos musicais, existe um cuidado extremo na apresentação ao público das atividades desenvolvidas. Apresentamos um resumo dos diversos espetáculos realizados desde 2007.

RODA DOS INSTRUMENTOS

07 de Junho, 21h

Gostavas de aprender um instrumento musical? 

Neste dia especial o CMAD abre as suas portas virtuais a todas as crianças e jovens para que possam conhecer todos os instrumentos musicais que são lecionados na nossa escola por dentro e por fora. Os nossos professores de instrumento vão-te ajudar! Atreve-te!

TEATRO MUSICAL

O HOMEM DE LA MANCHA

10 de Junho, 21h

“O Homem de La Mancha” — um musical da Broadway estreado em 1965 que atingiu grande notoriedade: 2.329 apresentações e versões em mais 20 países, para além do filme que contou com Sofhia Loren e Peter O’Toole como protagonistas.

Com encenação e direção artística de José Rui Martins, e colaboração do Trigo Limpo Teatro ACERT, grupo de grande projeção no panorama teatral português.

Este musical, também ele estreia absoluta em Portugal, reuniu uma vez mais artistas em palco oriundos dos concelhos de Santa Comba Dão, Tábua, Carregal do Sal, Tondela, Viseu e Mortágua. Na sua maioria alunos do CMAD mas também do Curso Profissional de Música do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão, do Curso Profissional de Teatro da EPTOLIVA (Escola Profissional de Oliveira do Hospital e Tábua).

Contou também com uma orquestra ao vivo com mais de 30 jovens talentosos músicos provenientes da formação do CMAD e do Curso Profissional de Música do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão.

ORQUESTRA

FILARMONIA DAS BEIRAS

14 de Junho, 21h

O Conservatório de Música e Artes do Dão promove desde 2012, graças ao apoio da Fundação Lapa do Lobo, uma parceria com a orquestra Filarmonia das Beiras para a realização do concurso “Jovem Solista Fundação Lapa do Lobo” e “Estágio Orquestral”. O estágio orquestral decorre na Universidade de Aveiro e culmina com a apresentação de um concerto na Casa da Cultura de Santa Comba Dão. Neste concerto participam os elementos da Filarmonia das Beiras, os alunos e professores cmad, os coros Cmad e um coro convidado e que nas últimas edições contou com a participação do coro Magnum D’om.  

Este projeto permitiu ao longo das várias edições o desenvolvimento cognitivo, educativo e pessoal de uma nova geração de alunos que se tem afirmado e distinguido em concursos musicais internacionais e nacionais de relevo, e que em muito prestigia o trabalho de todos os intervenientes.

Todos os anos cerca de 100 alunos pisam o palco acompanhados pela Orquestra Filarmonia das Beiras e 300 pessoas esgotam a sala para apoiar toda uma nova geração.

CONCERTO

SONHAMOS O FUTURO

21 de Junho, 21h

Ao longo dos anos o Conservatório de Música e Artes do Dão soube aprender com os seus alunos a sonhar o futuro. Este concerto foi estruturado num formato aberto e colaborativo para que a comunidade educativa do Cmad possa reviver e sonhar o que FOMOS, SOMOS e QUEREMOS SER!

CMAD - Conservatório de Música e Artes do Dão 
Escola de Ensino Artístico Especializado da Música com financiamento do Ministério da Educação para leccionar Cursos Oficiais de Música (Básico e Secundário através de Contrato Patrocínio.    ||   Autorização de Funcionamento Nº 72/ DREC de 2012.
Casa da Cultura - Av. General Humberto Delgado N.º 5-A  . 3440-325 Santa Comba Dão - Portugal  ||  geral@cmadd.com  .  Tel: 232 882 187 | Telm: 910 311 462
HORÁRIO: Temporário - Segunda a sexta entre as 09:00 e as 19:00  via telefone ou e-mail    .  Segunda: 12:00 - 20:00  | Terça | Quarta| Quinta: 9:00 - 20:00 | Sexta: 11:00 - 20:00 | Sábado: 9:00 - 14:00

© 2020 Conservatório de Música e Artes do Dão